E ai, qual a boa?

Então, essa semana eu dei uma lida em alguns artigos para cumprir minha tabelinha de afazeres do projeto :)

Vamos aos artigos:

STARCITY GAMES
http://www.starcitygames.com/article/32414_Whats-Going-On-In-Standard.html (Sam Black)
http://www.starcitygames.com/article/32404_10-Standard-Takeaways-From-The-MOCS.html (Ari Lax)
http://www.starcitygames.com/article/32396_Doing-Two-Things-In-One-Turn.html (Chris Andersen)

CHANELL FIREBALL
http://www.channelfireball.com/home/having-a-plan/ (Paulo Vitor Damo da Rosa)

Vamos lá...

SAM BLACK
Após ser campeão sobre o melhor player do brasil, hu3 hu3, o autor ficou muito desconfortável em se sentir um recém-chegado no formato standard, pois devido ao MOL a intensidade dos treinos acaba criando uma explosão de mutações muito rápidas no formato.
Ele e seu time acabaram chegando a conclusão que o deck BANT COMPANY seria o ideal para este fim de semana, o problema foi que o torneio era uma semana depois do teste, o que aconteceu? infinidade de MIRRORS preparados para tal.
A frustração veio pois alguns perceberam isso mais rápido criando vantagem.
o finalmente disto é que o standard está se movimentando muito rápido, a geração de recursos está cada vez mais importante, o cemitério está com uma co-participação tão grande quanto a do Sylvester Stalone como coadjuvante em CREED.
Cartas como Dig, Treasure Cruise, Den Protector e Goblin Dark Dwellers estão afetando o formato por sua força no late game.
Vale ressaltar as 2 listas que o Sam Black indicou como "futuro/passado próximo" do Standard, seguem elas:
http://sales.starcitygames.com/deckdatabase/displaydeck.php?DeckID=97985 (four collor rally)
http://sales.starcitygames.com/deckdatabase/displaydeck.php?DeckID=98832 (eldrazi ramp)

ARI LAX

Por que ninguém está jogando de Bant?
Razões para tal:
1 - Reflector Mage = Remand / Vapor Snag;
2 - Decks não Bant precisam de muita sorte para ganhar de Bant;
3 - Bounding Krasis é o amor;
4 - Os "números" da Collected Company no Bant são maiores pois, Den Protectors e Deathmists aumentam este range;
5 - Ganha de vermelho.

CHRIS ANDERSEN

Falou muito bem sobre a importância de fazer 2 coisas em um turno primeiro que seu oponente, fez uma grande análise sobre as melhores cartas do formato, inclusive usando os exemplos de quem você escolheria: Rhino? Jace? Reflector Mage? Dig? Treasure? Painful?
Porém ele acabou dando como melhor carta para o formato e para fazer 2 coisas em um único turno para a Collected Company junto da Murderous Cut, a company realmente não temos o que falar, a carta coloca 2 problemas na mesa que geralmente trigam habilidades na entrada como krasis, reflector ou até um Advogado que faz seu terreno bater mais forte que o comum.
No caso da murderous, ela não faz exatamente 2 coisas em um único turno, porém ela faz MUITO bem feito o que tem que ser feito, independentemente do custo, do tamanho ou da largura da criatura que tem do outro lado, ela vai matar pelo menor custo possível tirando um bloqueador ou atacante que seria um problema, criando um pseudo 2 coisas em um turno.

RESUMO DA SCG

MONTE UM FUCKING BANT ;)

CHANELL FIREBALL

PAULO VITOR DAMO DA ROSA

Talvez o único que anda falando genericamente sobre magic nos artigos, o que faz com que ler seus artigos ajude em multi formatos.
Desta vez falou sobre TER UM PLANO, seguir o plano a risca para fazer TUDO exatamente como está no plano.
Criar um cenário ideal e se manter nele é a chave para a vitória, usando exemplos como: Jogando de mono-red Vs. Rally, como quero ganhar ? agressivo + atarka comand ou Temur Battle rage + Become immense ?
Ou no caso de mirror de twin, nunca ficar tapado para levar um combo.
Uma grande explicação foi no caso você fazer TODAS as jogadas certas porém por não ter um plano e acabar por perder o game devido ao plano não ser executado e ser pego desprevenido sem ter como finalmente ganhar.
A diferença de grandes jogadas e seguir o plano é gigantesca, ela afeta diretamente o "vencer" ou "perder" em uma partida.
Não podemos esquecer que o plano tem que ser moldável conforme o game se desenvolve, dessa forma é bom sempre adaptar seu plano, seguir ele  e nunca deixa-lo de lado, afinal um plano que não deu certo ainda é melhor que nenhum plano.
Vejam o artigo, este deve ser lido na íntegra.


BOM.....

Nesta semana tivemos artigos bastantes interessantes para leitura, nem sempre isso vai acontecer, pois a maioria dos profissionais gostam muito de falar sobre o que está acontecendo AGORA, com o DECK da vez... poucos se interessam em ajudar a progredir o JOGADOR em si, por isso, palmas ao PV :)
Aprendi que fazer 2 coisas em um turno neste standard está decidindo os games, que ter um plano de como ganhar, um cenário do que queremos é a resposta para vencer. Aprendi que o BANT talvez seja o próximo problema :) e que o cemitério é um recurso.
Vamos adaptar o deck e seguir em frente.

LOJA CALABOUÇO - HOBBIES E COLECIONÁVEIS / CNPJ: 17.927.888/0001-05